8 Micro nações ao redor do mundo

Existem diversas micro nações espalhadas ao redor do mundo. Porque essas micro nações não se transformam em países? Infelizmente não é tão simples assim. Para se tornar um país é preciso de um território definido, uma população permanente, um governo e a capacidade de formar relações com outros países. Além dos itens anteriores, não existem leis que definam o que é ou não um país. A independência nem sempre é tão simples somente cumprindo esses pré requisitos. É comum que pretendentes à novos países sofram para ganhar qualquer soberania real sem algum tipo de reconhecimento internacional.

Um caminho “mais fácil” para aceitação internacional é conseguir o consentimento do “Estado pai”, mas normalmente esse consentimento não acontece sem sangue. O Sudão do Sul por exemplo, só conseguiu esse feito ao fechar um acordo de secessão com o Sudão em 2011. Com isso, o país mais jovem do mundo conseguiu entrar nas Nações Unidas e no FMI, se consolidando como país. O “Estado pai” não tem a palavra final para que um país ganhe reconhecimento internacional. A objeção da Sérvia com relação à independência de Kosovo, não impediu que a comunidade internacional o reconhecesse como um novo país. De maneira similar, Taiwan é tão reconhecida quanto a República da China desde 1949, apesar de a China ainda reivindicar a posse do território.

Existem várias micro nações que ainda não conseguiram se tornar um país, separamos 8 delas nessa publicação.

Grão-Ducado de Westarctica

Westarctica é um trecho selvagem do oeste da Antártida, não reclamado até 2001, quando um americano Travis McHenry fundou, através de uma brecha no suposto do Tratado da Antártida, um conjunto de acordos sobre como a comunidade internacional trata a Antártida. Essencialmente, o Tratado da Antártida proíbe os países de reivindicar território na Antártida Ocidental, mas não proíbe especificamente a indivíduos de fazê-lo. McHenry alegou que o território era seu, em seguida, fundou um país. A Antártida não tem população nativa de humanos, e como tal não tem Westarctica cidadãos durante todo o ano. No entanto, alguns centros de pesquisa têm sido enviados para lá, e como micro-nação imprime selos e moedas, que estão disponíveis para colecionadores.

Tamanho : 1.610.000 km2

População : 0, geralmente

Soberano : Jon-Lawrence Langer, o Grão-Duque de Westarctica

Grão Ducado de Westarctica
Grão Ducado de Westarctica
Westarctica - moeda
Westarctica – moeda
Westarctica - mapa
Westarctica – mapa

Akhzivland

Depois que o governo israelense tentou demolir sua casa, Eli Avivi declarou independência e foi reconhecido pelo Ministério do Turismo Israel como uma micro nação. Atualmente, Eli investe fortemente em seu território para atrair turistas do mundo inteiro.

Akhzivland
Akhzivland
Akhzivland - bandeira
Akhzivland – bandeira
Akhzivland - carimbo passaporte
Akhzivland – carimbo passaporte

Filettino

Para reduzir os custos administrativos, os habitantes desta pequena vila italiana se fundiu com a aldeia vizinha e pensaram: Por que não declarar independência? Foi isso que aconteceu. A micro nação tem a sua própria moeda, estabeleceu um brasão e fez uma Constituição.

Tamanho: 77 km²

População: 550

Filettino
Filettino

Valáquia

No coração da Europa, um reino prospera, não conhece crise econômica e todos os súditos são bem humorados e felizes.  É um lugar rico em cultura e em criatividade. Há um castelo do século 13 abandonado lá no alto. Embaixo está a cidadezinha, também medieval, cercada de vilarejos com prédios não menos históricos. Fundada em 1997 pelo fotógrafo Tomáš Harabiš, que reuniu amigos para criar um reino. Esta micro nação foi criada em um canto da República Checa com a intenção de atrair turistas.

Tomás inventou também um modo de tornar todo e qualquer visitante um valaquiano. O passaporte custa o equivalente a R$ 20 e quem quiser, pode adquirir o seu. Eles já fizeram passaporte para 80 mil cidadãos. Com a documentação você pode receber a ”bênção” do rei. O castelo fica a menos de dez quilômetros do ”ministério das relações exteriores”. Mas para parecer que o reino é grande, a viagem é de avião.

Valaquia
Valaquia
Valaquia
Valaquia

Sealand

Micro nação localizada em um forte a cerca de 10 km da costa da Inglaterra. É provavelmente a micro nação mais conhecida do mundo, devido as suas histórias bizarras e intrigantes. Era originalmente um forte usado na Segunda Guerra Mundial projetado para deter ataques aéreos alemães. Em 1967 , Paddy Roy Bates ocupou a fortaleza do mar (então chamado John Knock) e a usou para executar uma estação de rádio pirata. Ele e sua família têm afirmado a fortificação como uma nação independente e soberano, inclusive emitindo passaportes. Bates afirmou que a nação foi concedido como um Estado de fato, quando a Alemanha enviou um diplomata lá, e em 1968 uma decisão judicial do Reino Unido afirmou que devido à sua localização em águas internacionais, está fora da jurisdição britânica.

Tamanho: 0,00055 km²

População: 27 (estimativa de 2002)

Soberano: Michael Bates

Sealand
Sealand
Sealand
Sealand

Other World Kingdom (Reino do outro mundo)

O Reino Outro Mundo é simplesmente um resort localizado na República Tcheca que declarou-se uma nação soberana. É um matriarcado, o que significa que os homens são governados por mulheres e abaixo da rainha (que é a monarca absoluta) há vários níveis de nobreza para as mulheres. O propósito declarado do OWK é “obter o maior número criaturas do sexo masculino sob o domínio ilimitado das Mulheres Superiores em todo território tanto quanto possível.” Existem múltiplas tarefas para os homens, que são considerados escravos e tem “o mesmo nível de um animal de fazenda normal”. O território, embora pequeno, é constituído por vários edifícios e áreas ao ar livre, incluindo câmaras de tortura múltiplas. Ela mantém seus próprios passaportes, moeda, força policial, a bandeira do estado, banners, e hino nacional.

Tamanho : 0,02 km2

População : Varia

Soberana : Sua Real Majestade a Rainha Patricia I

Other World Kingdom - bandeira
Other World Kingdom – bandeira

Principado de Hutt River

Fundado por Leonard Casley em 1970. A micro nação foi formada quando cinco famílias que possuíam fazendas na área do rio Hutt se envolveram em uma disputa legal com o governo da Austrália em torno das cotas agrícolas de trigo. Essencialmente, as famílias tinham produzido uma quantidade de trigo que excedeu em muito o que eles foram informados que poderiam vender legalmente.

Tamanho: 75 Km²

População: 20 moradores

Soberano: Sua Alteza Real o Príncipe Leonard I

Principado de Hutt River
Principado de Hutt River

República da Molossia

Localizada em Nevada – EUA, conhecida como república das bananas e basicamente composto pela casa do Presidente Kevin Baugh. Esta figura estranha com estilo de ditador, que usa uniforme militar e óculos de sol grandes. A Molossia tem um hino, um posto dos correios e suas próprias leis, incluindo a proibição de todas as coisas do Texas.

Tamanho: 58 km²

População: 6

Soberano: Presidente Kevin Baugh

República da Molossia
República da Molossia

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *