Catedral Metropolitana – Cidade do México

Localizada na Cidade do México, a Catedral Metropolitana da Assunção da Virgem Maria é uma das mais antigas catedrais católicas romanas do continente americano. Essa imponente Catedral está localizada no lado norte da Praça da Constituição ou Zócalo. A Catedral foi construída em vários períodos entre os anos de 1573 e 1813 a partir do primeiro templo cristão erguido no local por ordem de Hernán Cortés, logo após a conquista de Tenochtitlán. Acredita-se que no local havia um grande templo Asteca dedicado ao deus Quetzacóatl. A Catedral guarda mais história do que revelam suas paredes com mais de 400 anos. Observem alguns dos visores de vidro que permitem enxergar o subsolo e o que resta da antiga civilização mexicana!

Catedral Metropolitano e o Tabernáculo

A Catedral conta com diferentes fachadas e dois imponentes campanários que fazem ressoar 25 sinos. O interior é composto de dois grandes altares, dezesseis capelas ricamente decoradas com painéis de madeira e esculturas, uma cripta e cinco naves. O órgão que adorna o segundo andar da catedral é impressionante e o Altar de los Reyes (Altar dos Reis), em estilo churrigueresca, levou mais de vinte anos para ser concluído.

Interior da Catedral Metropolitana

Em 1987, a Catedral Metropolitana e a região em que se localiza foram tombados pela Unesco, incorporando o Patrimônio Mundial da Humanidade (Centro Histórico da Cidade do México e Xochimilco). Com isso mais um para a lista de patrimônios visitados, quem sabe um dia não completo o “álbum”?

Situado à direita da Catedral, o Tabernáculo Metropolitano (Sagrario Metropolitana) foi construído por Lorenzo Rodríguez durante o auge do período barroco entre 1749 e 1760 para abrigar os arquivos e o vestíbulo arquiepiscopal. O local também funcionou como sede da Eucaristia e registro dos paroquianos. O exterior do prédio é adornado com esculturas e alto-relevos, como as curiosas prateleiras do nicho, as cortinas e os querubins. 

Tabernáculo

O conjunto arquitetônico da Catedral Metropolitana têm sido foco da identidade cultural mexicana, e um testamento do legado de sua história colonial.

Dica: Em horário de missa, não é possível fotografar o interior. Caso deseje alguns registros, faça a visita em horários alternativos.

Curiosidade histórica: Um incêndio ocorrido em 1967 destruiu parte do interior da catedral e ela passou por longo período de restauração, nesse ínterim foram encontradas obras de arte e afrescos esquecidos.

Quem desejar ir mais a fundo na visita poderá realizar o tour guiado. O tour acontece todos dos dias, a partir das 10:00, com duração média de 1 hora.

20 comments

  1. Que linda essa igreja! Sempre que eu viajo, procuro conhecer as igrejas do local. Você comentou a respeito do tour guiado.. Ele é gratuito ou precisa pagar?

    1. Maiara, gosto muito de conhecer as igrejas por onde viajo também! O tour guiado é pago mas pela história da igreja, vale muito a pena!

  2. Nossa! Não sabia que a Catedral Metropolitana da Cidade do México era tão bonita! Super imponente! Bom saber que há a disponibilidade de realizar o tour guiado! Você chegou a fazer? Recomenda?

  3. Tenho muita vontade conhecer a cidade do México. Estive na Riviera Maya anos atrás e me apaixonei pelo país. A Catedral já vai pro roteiro, com certeza! uma verdadeira obra de arte.

    1. Anna, a Riviera Maya é muito linda mesmo, difícil não se apaixonar rs. Se precisar de alguma ajuda na Cidade do México, pode falar 😉

  4. Lindíssima! No ano que vem, acho que vou conhecer. Fui para os EUA nesse ano pela Aeroméxico, e, na escala na Cidade do México, fui conhecer Teotihuacan. Novamente vou viajar de Aeroméxico, agora pro Canadá. E vou aproveitar para conhecer um pouquinho da cidade, e essa catedral linda. Arriba!

  5. Oi,
    Sempre sonhei em conhecer o México. No seu td. É um país tão rico historicamente. A catedral é linda ! Sabe se é possível participar da missa, sendo estrangeiro em viagem ?

  6. Bem linda essa Catedral, quando estive na cidade do México, foi em razão de um conexão de tão pouquinho tempo, que nem deu para sair do aeroporto, mas percebo que é um local que tem muito a ser explorado. Achei super interessante ter tour guiado. Dica anotada.

  7. Adoro conhecer as arquiteturas das igrejas mundo afora, é cada uma mais grandiosa e encantadora que a outra.. e pelo visto a da Cidade do México vai entrar no roteiro também!

  8. Caramba, 25 sinos?! Muita coisa! Deve ser um som deslumbrante!
    Essa Catedral me lembrou a da capital da Croácia, pois também tinha muitos detalhes em sua frente.
    Tenho muita vontade de conhecer a Cidade do México. Gostei de seu registro de viagem.

  9. Meu irmão esteve lá e me falou desse lugar, mas eu nunca tinha visto foto. totalmente sensacional!
    Não atoa demorou 2 décadas pra ficar pronta. Amei a dica

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *