Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura – Fortaleza – CE

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é um complexo que reúne o Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea, o Teatro Dragão do Mar, as salas de cinema do Cinema do Dragão – Fundação Joaquim Nabuco, o Anfiteatro Sérgio Motta e o Planetário Rubens de Azevedo. O local é o maior centro cultural do Ceará, ocupando uma área de 30 mil metros quadrados em Fortaleza.

Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura

Aberto ao público desde 28 de abril de 1999, atualmente funciona de terça-feira a domingo. O Centro Dragão do Mar tem a maior parte da programação com acesso gratuito ou a preços simbólicos. Além de todo complexo citado acima, o centro conta ainda com auditório, livraria, ateliê de artes, loja de artesanato e cafés, além de áreas abertas onde são realizados espetáculos musicais, teatrais e circenses, feiras, mostras e programação infantil, como a Praça Verde, o Espaço Rogaciano Leite Filho, a Arena do Dragão, o Espaço Mix e o Espaço Multiuso.

Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura

Localizado em uma zona boêmia e cultural da cidade, o entorno conta com muitas opções de bares, boates, danceterias, restaurantes, teatros e lojas de roupas e artesanatos.

Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura

O nome é uma homenagem ao jangadeiro Francisco José do Nascimento, cearense de Canoa Quebrada. Conhecido como Chico da Matilde, ele recebeu do escritor Aluísio de Azevedo a denominação de Dragão do Mar, após ter virado símbolo da resistência popular contra a escravidão no Ceará, estado que primeiro libertou escravos, bem antes da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. Trabalhador portuário, morador das imediações onde hoje está o centro cultural, ele escondia em casa, no início da década de 1880, os escravos foragidos. E liderou a paralisação dos condutores de pequenas embarcações, com a ordem para que nenhum jangadeiro ou trabalhador do mar transportasse para os navios negreiros os escravos vendidos para o Sul do Brasil.

Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura

Os moradores locais me alertaram muito sobre não ficar circulando pelas redondezas, não tive problema mas vale o alerta. Visitei o local durante o dia e não vi nenhum policiamento durante o dia.

Dragão do Mar Centro de Arte e Cultura

Nos casarões revitalizados ao redor do Centro Cultural encontram-se cafeterias, barese restaurantes bem legais que valem uma parada para o happy hour.

Para maiores informações sobre a programação do Centro Cultural, acessem o site http://www.dragaodomar.org.br/.

19 comments

  1. Que bacana esse post, bem cultural e informativo. Raramente em cidade praiana as pessoas vão conhecer um pouco da cultura de museus etc… so em dias de chuva ne? rs Ou em eventos noturnos.
    Gostei. beijao

    1. Verdade, normalmente os passeios ficam na parte da praia rs Mas o dragão do mar vale uma esticadinha da praia 😉 fica pertinho por sinal Beijos

  2. Fomos para Fortaleza o ano passado e apesar de ter praia e um parque aquático, eu não sabia realmente o que fazer na cidade. Agora saberei para a próxima visita na capital 🙂

  3. Que interessante esse Centro Cultural, um lugar cheio de cultura! Já fui a Fortaleza, mas nunca tinha ouvido falar, pena que não é muito divulgado…

  4. É um passeio super gostoso de fazer mesmo, fui e curti! Mas tb fiquei ligada na segurança, me falaram a mesma coisa. Vi muitas prostitutas à noite e gente vendendo drogas, mas bem na deles.. rs

  5. Estive uma vez em Fortaleza mas faz muuuuuuito tempo, a praia do futuro foi uma das mais lindas que já vi! Mas não conhecia essa parte cultural, adorei saber mais um pouquinho através do post =)

  6. Que lindo ver nosso Dragão do Mar com um post exclusivo para ele!! Adorooo lá, mas realmente é meio tenso ficar andando por essa região.. prefiro ir de táxi também!! Fora isso, vale demais a visita!!

  7. Que lugar show, muita coisa boa reúnida.
    Amei essa dica. Já super quero conhecer.
    Adoro planetário, sempre lindo.

    Beijokas

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *