Guia de Viagem – Curaçao

Curaçao é uma ilha que reúne lindas praias, lindos locais para snorkel e mergulho, centro histórico rico e com construções típicas holandesas e opções interessantes para compras. A maioria das opções de hospedagem ficam na região central, assim como o comércio e a parte gastronômica da ilha. Em nossa opinião as melhores praias ficam sentido Westpunt. Como a ida até essa parte da ilha pode durar até 1 hora, vale a pena alugar um carro. Quanto mais tempo melhor, é claro, mas como nem tudo é perfeito acho que em 5 dias da pra conhecer bem a ilha.

Quando ir

Durante o ano todo. Curaçao não está na rota dos furacões que atingem o Caribe. A época com menos chuva vai de fevereiro a julho e a mais chuvosa vai de outubro a dezembro, mas não costuma chover muito. A temperatura não tem grandes oscilações durante o ano, com média de 28°C. Nós fomos para lá em Dezembro e nem sinal de chuva. Os turistas costumam ir mais no período de julho e agosto. 

Moeda

A moeda oficial é o Florim das Antilhas Holandesas, mas não compensa levar do Brasil, além da dificuldade de ser encontrado a cotação será péssima. A melhor opção para viajar é o dólar, pois circula livremente por Curaçao e a cotação dele é fixa: 1 dólar = 1,77 florins. A abreviação do florim é nafl. Lá em Curaçao eles chamam o florim de guilder. Apesar da cotação do dólar ser fixa, muitos estabelecimentos comerciais acabam usando uma cotação superior caso você pague em dólares e a maioria não devolve troco em dólares e sim em florins.

Importante: Se você for conciliar Aruba e Curaçao na mesma viagem, fique atento, as moedas das ilhas são diferentes. Em Curaçao é o Florim das Antilhas Holandesas e em Aruba é o Florim Arubano.

O que fazer

Praias: As mais bonitas ficam próximas de Westpunt, no extremo noroeste da ilha. Abaixo algumas dicas das praias.

Knepa Grandi – Em minha opinião é a praia mais bonita de todas com água fluorescente e um visual de tirar o fôlego. Na lateral da praia tem um pequeno bosque que leva a vizinha Knepa. Do bosque e da praia, o visual é encantador e pra quem gosta de fotografar, esse é um excelente local.

Knepa Grandi
Knepa Grandi

Cas Abao – Algumas praias de Curaçao cobram o estacionamento e essa é uma delas, mas a cobrança não é cara e o visual compensa. Na beira do mar encontramos muitas pedrinhas que podem incomodar pra quem fica parado por ali, mas com a água convidativa, não pense duas vezes, entre na mar e curta a praia. Cas Abao tem um ótima estrutura para receber os visitantes, tem bar, restaurante, duas empresas de mergulho, duchas, serviço de massagem e um plataforma no mar que fica amarrada na praia e as pessoas utilizam para mergulhar e tomar sol.

Playa Cas Abao
Playa Cas Abao

Playa Kalki – Uma praia pequena mas agradável. Com uma loja para mergulho e um pequeno cais para embarcações menores, essa praia é ótima para relaxar e esquecer do mundo. Tem estacionamento na entrada (gratuito).

Playa Kalki
Playa Kalki

Playa Grandi ou Playa Piskado – Pequena praia de pescadores. O visual na chegada não é muito atraente, comparado à outras praias de Curaçao, mas a praia tem sua beleza. Vale a recomendação que recebemos ao chegar na praia: “Cuidado com os pertences no carro”, não tivemos problema, mas não custa ficar atento.

Playa Grandi
Playa Grandi

Playa Forti – Localizada na beira de um paredão rochoso, essa praia tem uma bela vista aérea. Alguns bares na parte superior da praia, areia marrom e algumas corajosas crianças pulando dos paredões de 10m são frequentes na praia.

Playa Forti
Playa Forti

PortoMari – Localizada no estado privado de Plantages, na costa oeste da ilha. A praia é de fácil acesso e boa para a prática de snorkel e mergulho.Na praia existe uma operadora de mergulho e um bar com boa variedade de comida e bebida.

Playa Porto Mari
Playa Porto Mari

Daaibooibaai – Pequena e perto da cidade. É possível fazer snorkel nos arrecifes rochosos.

Playa Daaibooi
Playa Daaibooi

Playa Lagun – Serve de chegada para pequenos barcos de pescadores. A praia é bem pequena e nas laterais muitas árvores manchineel fazendo sombra para quem preferir. Boa opção para o mergulho infantil, por ter águas calmas e claras, até sentado na areia é possível ver peixes.

Playa Lagun
Playa Lagun

Baya Beach/ Tugboat – Com um naufrágio do final da década de 80 o mergulho é imperdível, inclusive de snorkel. Por mais remota e afastada que seja a praia, ela é bem tranquila. A vida marinha nos arredores do barco é bem rica com grande variedade de peixes. A praia já foi um porto de abrigo para a Royal Dutch Shell e ainda é possível encontrar um grande navio “largado” na lateral dela. Como a praia não tem nenhuma sinalização para o local do naufrágio, não é tão fácil de achar, mas fica na lateral esquerda da praia, vá sem medo.

Baya Beach/ Tugboat
Baya Beach/ Tugboat

Centro:

O centro de Curaçao é dividido em dois bairros, Punda e Otrobanda, e são cortados por um canal. A famosa ponte flutuante Queen Emma liga os dois bairros e serve para a travessia de pedestres. A ponte se movimenta para a passagem de navios pelo canal e, nessas ocasiões, ele é fechada para o público. É disparado um alarme e todos que desejam atravessar saem correndo para chegar ao final dela, um caos controlado e divertido.

Ponte movediça entre Punda e Otrobanda
Ponte movediça entre Punda e Otrobanda

Punda é o bairro mais charmoso do Centro, aqui ficam os casarões em estilo holandês que são considerados Patrimônio da Humanidade pelo UNESCO. Em Punda também encontramos diversas lojas com bons preços, o famoso mercado flutuante, bares e restaurantes.

Punda - Mercado Flutuante
Punda – Mercado Flutuante

Otrobanda fica localizado do outro lado do canal, e os destaques são o Rif Fort, com diversas opções de restaurantes, o camelódromo margeando o canal e o Museu Kurá Hulanda.

Centro de Otrobanda
Centro de Otrobanda

Kueba di Hato: Caverna localizada ao norte de Willemstad, em Roosevelt Weg. A história do local é bem bacana, primeiramente habitada pelos índios Arawak e posteriormente utilizada como esconderijo pelos escravos que fugiam. A caverna conta com algumas pinturas rupestres. Antes de qualquer habitante, essa caverna ficou por milhões de ano submersa e na era glacial que surgiu, junto com Curaçao. O local fica aberto todos os dias e as visitas só podem ser feitas com guia do próprio complexo.

Kueba di Hato
Kueba di Hato

Sea Aquarium: Localizado ao sul da ilha, o Sea Aquarium foi inaugurado em 1984 no porto de Bapor Kibra. Único no mundo com águas abertas (significa que a água do mar é bombeada permanentemente para dentro do aquário). Dentre as principais atrações do parque, gostei do show do leão marinho, a alimentação do tubarão lixa no aquário e o “snorkeling”  ou mergulho para dar comida para as tartarugas marinhas, arraias, tubarões e outros peixes.

Sea Aquarium - Leão Marinho
Sea Aquarium – Leão Marinho

Para maiores detalhes, veja nosso diário de bordo sobre Curaçao

31 comments

  1. Estava louca esperando esse post. Estamos quase que definindo a próxima viagem para Aruba e Curaçao e pensando em alugar um carros em ambas ilhas. Em Curacao, com certeza. Mas estava ainda na pesquisa de qual praia privilegiar em Curaçao.

    Amei as dicas!

    Beijos!

    1. Se fosse pra te indicar algumas praias, indicaria por ordem de minha preferência: Knepa Grandi, Playa Cas Abao, Playa Lagun, Playa Kalki e Playa Porto Mari. Mas lá tudo é bem bonito!

  2. Já tinha visto algumas fotos, mas não imaginava que era tão lindo assim! Adorei o post com as dicas e as fotos realmente mostram como esse lugar é lindo!

  3. Um lugar mais lindo do que o outro. Obrigado por permitir que viajemos junto com vocês. Conhecemos o Caribe somente por imagens, e aqui a vontade de conhecer pessoalmente só aumentou. Dicas mais que anotadas.

  4. AMEI o post, super completo! Morro de vontade de conhecer Curaçao, principalmente para mergulhar, dizem ser lindo! Vc fez cilindro ou so snorkel?

    1. Julia recomendo muito o mergulho. Fiz cilindro e foi minha primeira fez, fiz em Cas Abao com o Alain Tiggelaar (você encontra ele com esse nome no face). Muito gente boa. A visibilidade lá é incrível. Você vai adorar. Fiz snorkel em outras praias, cilindro só em Cas Abao.

  5. Oh ! Cheguei no post certo para planejar a viagem para Curaçao. Estamos pensando em viajar para la em agosto. Sera que é a alta temporada para la ? o que achou do custo de vida por la ?

    1. Alice, o custo de vida lá é baixo comparado ao nosso aqui no RJ. Lá faz sol quase que o ano inteiro, clima bem tropical. Vocês vão amar ficar por lá. Ilha muito show.

  6. Das ilhas ABC a que mais tenho vontade de conhecer é Curação. Que paraíso é esse? Viajei nesse post. Quando programar minhas férias vou seguir todas suas dicas. Muito lindo esse paraíso. Qual foi a média de gastos nessa viagem e dos passeios ?

    1. Fabiana, pode ter certeza que vai se apaixonar. A ilha é um lugar mágico e o povo muito receptivo. O gasto vai variar muito do tipo de viagem que vc vai querer, mas gastei em média $100 por dia.

  7. Sempre digo a todos que querem conhecer Punta Cana, pra que conheçam primeiramente Ccuração! é tão linda quanto, e mais vazia, já quero ir correndo pra lá depois desse post!

  8. As praias desse lugar são muito paradisíacas! É um dos lugares do Caribe que mais queremos conhecer!
    Quantos dias você sugere ficar por lá?

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *