Filmes no Ceará

Como adorei minha visita ao Ceará, resolvi alimentar a sessão de filmes com alguns que foram gravados nesse belo estado brasileiro. Segundo alguns diretores brasileiros, o estado é ótimo para locações externas graças às poucas nuvens, o que deixa o céu azul quase o ano inteiro. Veja a lista que separamos para vocês.

Área Q (2012)

O filme é considerado como a primeira ficção científica do Brasil. A história começa após o fazendeiro João Batista (Murilo Rosa), ser abduzido por extraterrestres na Quixadá de 1979. Ele retorna com poderes e vira lenda. 20 anos depois o jornalista Thomas Matthews (Isaiah Washington) chega a cidade para investigar a história. Aos poucos ele percebe uma ligação entre os acontecimentos no interior cearense e o recém sumiço do seu filho.

Bela Donna (1997)

Nô (Eduardo Moscovis) é um jovem pescador do vilarejo de Morro Branco nos anos de 1930. A rotina dele é quebrada após a chegada de Frank (Andrew McCarthy) para trabalhar em um empreendimento petrolífero, e de sua esposa Donna (Natasha Henstridge). O envolvimento do nativo com a estrangeira chama a atenção dos moradores, inclusive da mãe dele, Ana (Florinda Bolkan), uma respeitada líder religiosa da comunidade.

O Noviço Rebelde (1997)

Dirigido por Tizuka Yamasaki, o longa conta com a presença de Renato Argão e Xuxa e traz para o Ceará uma das primeiras super-produções rodadas no Estado. Didi é um noviço que parte para o Rio de Janeiro fugindo de um “coronel” (Roberto Guilherme) que passa a persegui-lo após desconfiar que o trapalhão está com um mapa de um grande tesouro. O protagonista vai parar no Rio de Janeiro onde trabalha como babá dos cinco filhos de um empresário viúvo (Tony Ramos), entre eles os cantores Sandy e Junior.

Praia do Futuro (2014)

O diretor Karim Aïinouz usou a Praia do Futuro, que dá nome à película, como pano de fundo para a história do salva-vidas interpretado por Wagner Moura. A praia ganhou um filme só dela, e conquistou o Prêmio Sebastiane Latino no Festival de Cinema de San Sebastián, na Espanha. Quem assistir ao filme com certeza ficará impactado pelas cenas fortes e bem feitas, mas quem vai à praia dificilmente se esquecerá de seu mar muito azul, com águas muito limpas e um vento forte e constante que mantém as ondas altas e perfeitas para o surfe.

Não se preocupe, nada vai dar certo (2012)

Lalau (Gregório Duvivier) roda o interior do país com um show de piadas inspirado no pai Velasco (Tarcísio Meira), um ator que vive de trambiques. Ao passar pelo Ceará, Flora (Flávia Alessandra) oferece US$ 100 mil para ele se passar por um guru no Rio de Janeiro. Ao ver o filho na capa de um jornal, Ramon segue atrás de Lalau para tentar conseguir uma parte na bolada de dinheiro.

O Cangaceiro Trapalhão (1983)

Filme de Daniel Filho com Renato Aragão ao lado dos eternos Trapalhões: Mussum, Zacarias e Dedé. O filme usa como boa parte das locações as paisagens de Juatama, distrito de Quixadá, a 158 km de Fortaleza. Severino (Renato Aragão) é um pastor de cabras que salva Capitão (Nélson Xavier) e o bando de cangaceiros dele de uma emboscada do tenente Bezerra. Gavião (Dedé Santana) é um dos homem de confiança de Capitão. Mussum e Zacarias são fugitivos da cadeia que escolhem o esconderijo dos cangaceiros para fugir da Polícia. devido a semelhança com Severino, Capitão troca de papel e o manda para uma missão, que se transforma em uma emboscada. O trapalhão ganha a ajuda de Aninha (Regina Duarte), sobrinha do prefeito.

Assalto ao Banco Central (2011)

O filme de Marcos Paulo reconta a história do 2º maior assalto a banco do mundo. Um grupo de homens liderados por Barão (Milhem Cortaz) cavam um túnel de 84 metros sob uma das avenidas mais movimentadas de Fortaleza em direção ao cofre do prédio do Banco Central. Os bandidos roubam R$ 164,7 milhões sem dar um único tiro nem disparar alarme.

4 comments

  1. Desses aí só assisti os de Renato Aragão e esse do assalto ao banco central. Ceará definitivamente tem Cenários maravilhosos. Vou tentar assistir mais alguns dessa lista =)

  2. que demais!! dessa lista eu assisti dois, o noviço rebelde, que foi minha infância, assisti 450 vezes e assalto ao banco central, que é um filmaço! tambem AMEI o que conheci do ceará, lindo demais!

  3. Muito legal a ideia desse post, parabenizo viu?! Viagem e cultura, ainda mais brasileira, é sempre bem vinda!! Só assisti dois desses!

  4. Não sabia que tantos filmes assim foram gravados no Ceará, desses mencionados no post só assisti o assalto ao banco central!!! Já coloquei os outros na minha lista de filmes para assistir.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *