Destino – Rio de Janeiro – Centro Cultural Banco do Brasil

Aos que visitam a cidade maravilhosa e gostam de passeios culturais, o Rio de Janeiro tem diversas opções, mas hoje vamos falar sobre o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), inaugurado em 12 de outubro de 1989. É o museu/ centro cultural mais visitado no Brasil e o 17º no mundo, de acordo com a publicação inglesa The Art Newspaper (abril/2013).

CCBB
CCBB

 

História do CCBB: 

Situado na rua Primeiro de Março nº 66, o prédio de linhas neoclássicas teve seu projeto feito por Francisco Joaquim Bethencourt da Silva (1831-1912), arquiteto da Casa Imperial, fundador da Sociedade Propagadora das Belas-Artes e do Liceu de Artes e Ofícios.

Inaugurado em 1906 como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, abrigava o pregão da Bolsa de Fundos Públicos. Na década de 1920 passou a pertencer ao Banco do Brasil, que o reformou para abertura de sua sede. Esta função tornou o edifício emblemático do mundo financeiro nacional e duraria até 1960, quando cedeu lugar à Agência Centro do Rio de Janeiro e depois à Agência Primeiro de Março.

No final da década de 1980, o Banco do Brasil decidiu transformá-lo em um centro cultural. O projeto de adaptação preservou o requinte das colunas, dos ornamentos, do mármore que sobe do foyer pelas escadarias e retrabalhou a cúpula sobre a rotunda.

CCBB - arquitetura interna
CCBB – arquitetura interna

Algumas fotos da exposição “Visões na Coleções de Ludwig”. A exposição apresenta 70 trabalhos provenientes da Coleção Ludwig, sediada no Museu Estatal Russo de São Petersburgo. A mostra conta com obras-primas da arte pop, do neoexpressionismo alemão, do fotorrealismo e de outros movimentos internacionais de arte, dos anos 1960 aos dias de hoje. Entre os artistas apresentados estão Pablo Picasso, Andy Warhol, Robert Rauschenberg, Roy Lichtenstein, Jeff Koons, Jean-Michel Basquiat, Joseph Beuys, Gerhardt Richter, Anselm Kiefer e George Baselitz.

Gottfried Helnwein - Cabeça de criança 1988/91
Gottfried Helnwein – Cabeça de criança 1988/91

IMG_0065

Pablo Picaso - Cabeças grandes 1969
Pablo Picaso – Cabeças grandes 1969
Jean-Michel Basquiat / Andy Warhol - sem título 1984
Jean-Michel Basquiat / Andy Warhol – sem título 1984
Família - Andy Warhol - Retrato de Peter Ludwig 1980
Família – Andy Warhol – Retrato de Peter Ludwig 1980

Para maiores informações e programação atualizada visitem o site oficial do CCBB: http://culturabancodobrasil.com.br/portal/rio-de-janeiro

2 comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *