Trilha Morro Dois Irmãos – RJ

A Trilha do Morro Dois Irmãos com certeza é um das mais impressionantes da cidade do Rio de Janeiro. Nela podemos observar os contrastes da minha cidade maravilhosa e seus visuais deslumbrantes. O Morro Dois Irmãos está localizado entre as praias do Leblon e São Conrado. Partimos andando do Leblon até a entrada do Vidigal, de lá pegamos um kombi que nos deixou bem próximos a Vila Olímpica do Vidigal.

da Praia do Leblon ao Vidigal
da Praia do Leblon ao Vidigal

Iniciamos a trilha na comunidade do Vidigal. A comunidade surgiu na década de 40, com a ocupação das terras um dia pertencentes ao Major Miguel Nunes Vidigal. Hoje em dia, após a instalação da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), a comunidade do Vidigal tornou-se excelente para atividades turísticas. Com aproximadamente 1,6 km de extensão, a trilha é de dificuldade moderada e a maior parte é realizada em meio a Mata Atlântica.

Praça na entrada do Vidigal
Praça na entrada do Vidigal

A trilha começa atrás do campo de futebol e, com 10 minutos de subida leve, você chega a um trecho em meio à vegetação original. Optamos por ir pela lateral de uma casa, onde tem um parapeito largo um pouco escondido.

Depois da kombi
Depois da kombi
Entrada da trilha
Entrada da trilha

Após uma caminhada leve você chegará ao primeiro mirante, que mostra a Rocinha vista de cima e a Pedra da Gávea. A beleza do local é impressionante. Dizem ser a segunda melhor vista da Pedra da Gávea, só perdendo para a vista da Pedra Bonita.

Vidigal
Vidigal
Primeira parada da trilha
Primeira parada da trilha
Primeira parada da trilha
Primeira parada da trilha

Seguindo a trilha pelo caminho com vegetação rasteira, o próximo mirante nos permite uma visão ampla do rio de Janeiro pegando São Conrado, as Pedras da Gávea e Bonita, a Serra da Carioca, Rocinha, Gávea e o Corcovado. Do cume do Irmão Maior podemos observar toda a Zona Sul carioca, de Botafogo ao Leblon, as Ilhas Cagarras e Niterói.

Morro Dois Irmãos
Morro Dois Irmãos
Morro Dois Irmãos
Morro Dois Irmãos

Aproveitem a cidade, descubram ao máximo suas belezas naturais e encontrem novos pontos de vista. Como diz a música: “O Rio de Janeiro continua lindo…”

Informações sobre a trilha:
Altitude: 539 metros.
Distância percorrida: 1,6 km (3,2 Km ida e volta).
Dificuldade: moderada.

33 comments

  1. Uauuuu que lugar lindooo! Amei!
    Obrigada pela dica, certamente mtos aventureiros vao aproveitar esse post! Estou indo pro rio em abril, mas nao terei tempo de fazer esse passeio! 😞
    Julia @osvoosdaxoana

    1. Com certeza, ainda mais vocês com tanta experiência em viagens! Pode ir tranquilo que a trilha é bem sinalizada e com grande movimentação de turistas. Se precisar de alguma ajuda quando vierem pro Rio contem comigo.

  2. Muito bom esse post. Obrigada por dá informações tão úteis sobre a trilha. A maioria das vezes só vemos fotos da vista final e nada sobre o “caminho” até a vista. Adorei! Essa vista é demais. Parabéns pelo post!

    =*

  3. Adorei o post, muito real e detalhado. Quando conhecer o Rio – sim, que vergonha, ainda não conheço a cidade maravilhosa. Rs – com certeza aproveitarei essa super dica é outras do seu blog.
    Adorei a sua dedicação para as minúcias dos locais, é isso que esperamos quando buscamos um blog de viagem.
    Parabéns!!!

    1. Dani, obrigado pelo elogio! É exatamente o que procuro quando quero saber algo sobre algum local. Se precisar de ajuda no roteiro do RJ conte comigo.

  4. Pensava que essa trilha fosse mais longa e com grau de dificuldade maior. A paisagem é realmente encantadora, aliás no Rio de Janeiro não tinha como não ser né!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *